Na noite de sábado, 7 de maio, começaram as comemorações do centenário da Sociedade de Canto Alegria, da Fazenda Pirajá. O coral, que existe há quase 100 anos também – foi fundado em 16 de maio de 1916 -, fez a abertura da programação. Acompanhados por um violão, homens e mulheres mostraram sua arte e, através da voz, homenagearam o aniversário da entidade.

Foto: Lauren Krause | Coral abriu a programação

Foto: Lauren Krause | O Volkstanzgruppe Edelstein se apresentou durante a noite
O atual presidente da entidade, Lauro Ritter, denominou a data como “Centenário da Alegria”. Ele lembrou-se das dificuldades, nos primeiros anos de fundação, principalmente nos períodos de guerra. “Não conseguimos, hoje, imaginar o que era ensaiar, cantar, fazer festas, numa época em que não tínhamos carros, asfalto, internet e outras modernidades. No meio disso, ainda, vieram duas guerras mundiais. Principalmente na segunda guerra, eram proibidas as reuniões dos descendentes de alemães”, recorda. Ritter ressaltou que desde 2012, quando inauguraram o novo prédio, construído sobre a base do antigo, os sócios estavam na expectativa para comemorar os 100 anos.
Programação
A programação da comemoração dos 100 anos da Sociedade Alegria segue no sábado, 14 de maio, com encontro de tradições gaúchas, com animação de Os Bertussi. As atividades encerram no sábado, 28 de maio, com encontro de dança infantil, que terá início às 10h e almoço a partir das 11h30.