Baseado no Plano de Governo da campanha Lelo e Gregor, vereadores de oposição e situação debateram sobre os projetos que estão em dia e os que ainda não saíram do papel ou não têm mais tempo de atingirem a meta. Na defesa do lema “Mudar para Melhorar”, os vereadores Oraci de Freitas e Jorge Nestor Michaelsen (PP) listaram ações do Executivo que já apresentam resultados. Já os parlamentares Jerônimo Stahl Pinto, Adelar Hansen e Jorge Lüdke lembraram alguns pontos que ainda estão com interrogação.
Oraci de Freitas defendeu o lema de campanha “Mudar para Melhorar”, da candidatura de Lelo e Gregor. Ele disse que a frase está sendo seguida e será assim até o final do atual governo. Freitas falou que a cidade está cheia de obras e ressaltou o aumento de repasses ao hospital, que saltou de R$ 60 mil para R$ 173 mil na atual gestão. “Isso não é mudar para melhorar?”, perguntou. Ele elogiou a administração pelo controle dos borrachudos e ressaltou que esse problema não é de agora, já vem de administrações anteriores.
No contraponto, o vereador Jerônimo Stahl Pinto (PDT) questionou alguns projetos que não saíram do papel ainda. Ele salientou a porcentagem de repasse para o transporte da Associação dos Universitários. Segundo argumentou, o prometido foi de 70% de auxílio, mas o convênio firmado foi de 55%. A duplicação da avenida 15 de Novembro foi outro ponto levantado pelo pedetista. “Tinham muitas promessas. Acho que nem 50% foi cumprido ainda. Nem tudo são flores no nosso jardim”, lamentou. Ele lançou a pergunta: “se há eficiência no controle de borrachudos, por que as pessoas estão reclamando tanto?”
Na sequência, o vereador Adelar Hansen (PSDB) falou sobre os tablets prometidos para as escolas e o maquinário que está parado no Parque Aldeia do Imigrante. Em pedido de informações, o parlamentar solicita mais detalhes sobre o motivo de a máquina hidráulica, para varrer as ruas, e o trator estão parados há mais de um ano no parque, a céu aberto sem serem utilizados. Jorge Lüdke incrementou, dizendo que com a chuva de cerca de 240 mm acumulados neste mês, os telhados podem sofrer infiltrações e pediu para que a administração cuide melhor do patrimônio. O comentário fez referência ao pedido de providências do vereador Adelar, que solicitou manutenção do telhado da Casa do Professor e de uma residência, localizados na Aldeia Histórica do Parque Aldeia do Imigrante. Ele sugeriu ainda que se o lema da campanha desta gestão foi “Mudar para melhorar”, agora poderia ser “Voltar a crescer”.
Jorge Michaelsen foi à tribuna para seguir a linha de raciocínio do vereador Freitas, afirmando que a população vai saber escolher na hora de votar. E deixou no ar uma possível “bomba” sobre suposta investigação, que pode estourar nos próximos dias.