
Funcionários do Executivo levaram suas demandas aos vereadores na sessão desta quinta-feira / Foto: Lauren Krause
Após assembleia, servidores públicos municipais lotaram o plenário da Câmara de Vereadores, na sessão legislativa desta quina-feira, 7 de abril. Eles pedem uma reposição salarial de 11,5%. Em reunião, na terça-feira, dia 5 de abril, o Executivo apresentou uma proposta de 8%, segundo informou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Goreti Lenz. Porém, os sindicalistas não consideram a sugestão, porque não foi por via formal, por escrito, assim como a solicitação de reajuste dos funcionários. Ela estava emocionada, alegando que as categorias estavam dispostas a negociar, mas os gestores municipais não deram retorno. De acordo com a representante dos trabalhadores municipais, o combinado foi que até o final da assembleia dos servidores, que ocorreu nesta quinta, haveria um retorno da Prefeitura.

Presidente do sindicato, Goreti Lenz, se emocionou durante sua explanação / Foto: Lauren Krause
Para buscar apoio dos vereadores, os funcionários foram até a sessão e se reuniram com os parlamentares. Conforme Goreti, o Executivo, após as categorias não aceitarem a reposição de 8%, disse que entraria em contato novamente para negociar, mas não deu mais retorno. Ela lamenta a situação e afirma que os funcionários estão à espera de um reajuste razoável, para melhorar a condição financeira, que está afetada, em função da alta em diversos produtos e serviços. “Estamos aqui mais pelo desleixo do Executivo, que ficou de dar um retorno por escrito até hoje e não deu. Tudo subiu no mercado. Todos precisamos comprar medicamentos. Estamos aqui para buscar apoio dos vereadores”, argumenta, afirmando que está difícil comprar os produtos de necessidade básica. “A nossa proposta é negociar”, afirmou Goreti, que até chorou durante a reunião com os vereadores, lamentando a falta de resposta.
O líder de governo, vereador Daniel Michaelsen, disse que vai conversar com o prefeito, Regis Luiz Hahn, para saber mais sobre a situação.