A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou cinco importantes obras para Nova Petrópolis. Aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 23 de março, referente às obras de acessos à localidade de Nove Colônias, à Linha Brasil fundos (em frente à Igreja de Pedra) e ao Pedancino, além de acesso ao Pinhal Alto, que até então não estava confirmada. Também serão realizadas melhorias no bueiro em frente à Escola Bom Pastor, que receberá tubulação nova.
O investimento total será de R$ 1,118 milhão. Segundo o diretor do Departamento de Projetos Especiais e representante da prefeitura na última reunião (realizada em 23 de março) do Corepe 6, Ricardo Lawrens, o valor é oriundo da praça de pedágio de Gramado. A maior fatia desse investimento será no acesso à localidade de Nove Colônias, que se dá em curva e receberá R$ 424 mil. “Tenha certeza de que a comunidade vai reconhecer o valor dessa obra”.
Ele estima que entre dois e três meses comecem os trabalhos. Outra obra, a rótula de Pousada da Neve, segundo Lawrens, deve ser licitada ainda esse ano. A previsão é que a licitação seja lançada em maio e as obras comecem em julho. Já a duplicação do trecho urbano da ERS 235, até a escola Piá, “está em terceiro ou quarto plano para a EGR”.
A conselheira do Corepe, Katia Zummach, diz que as obras de acessos são demandas de mais de dois anos. Foram as primeiras reivindicações junto ao órgão estadual. “É muito importante. Antes de existir a EGR, a gente já pedia nos ofícios enviados ao governador”, lembra. Ela ainda comenta que na próxima semana deve ser concluída a sinalização no trecho em que foi instalada faixa de pedestres, em frente à matriz da Padaria Petrópolis.