Problemas na captação e no sistema de distribuição de água afetam abastecimento

A Corsan está consertando problemas mecânicos no bombeamento da captação de água de Nova Petrópolis. Os trabalhos afetam parcialmente o abastecimento da cidade, causando baixa pressão ou interrupção do serviço. O término do conserto e a normalização completa do fornecimento de água estão previstos para a noite de terça-feira, 22. Enquanto isso, a Companhia está efetuando manobras operacionais para minimizar a situação e os seus efeitos à população local.

Conforme o chefe da Unidade da Corsan de Nova Petrópolis, Sadi Zimmermann, a captação de água na Barragem Santa Isabel, na localidade de São Jacó, está sendo feita por equipamentos com menor capacidade de bombeamento. O grupo motor-bomba principal, que tem capacidade de bombeamento de 45 litros por segundo, queimou e está sendo consertado. Enquanto isso, a capacidade de bombeamento pelos equipamentos reservas é de 37 l/s.

Este é um dos motivos para o desabastecimento, acentuado pelo alto consumo de água nos últimos dias, devido ao calor. Porém, outros dois incidentes também prejudicaram o fornecimento de água. A rede, que já havia rompida na metade da semana nas imediações da Câmara de Vereadores – na Avenida 15 de Novembro –, voltou a ter que ser consertada, em função de novo rompimento na noite desta sexta-feira para sábado. “Os funcionários trabalharam até as 5h desta madrugada”. Ontem, também quebrou o registro na Estação de Tratamento de Água, que foi consertado até o meio dia de hoje.

“Até hoje de noite, vai estar resolvido e abastecimento deverá estar normalizado amanhã”, prevê Zimermann. A única anormalidade que deverá persistir é a produção menor de água até terça-feira, quando os equipamentos principais de bombeamento deverão ser reinstalados.