A educação para respeitar os meus limites e os direitos alheios; a infraestrutura adequada das vias públicas e as ferramentas legais, amparadas na fiscalização, justiça e leis são os pilares do tripé que sustenta um trânsito seguro e que flui. A constatação é do comandante de expediente administrativo do pelotão da Brigada Militar de Nova Petrópolis, Tenente Marcelino Gava. Ele falou sobre o tema em entrevista alusiva à Semana Nacional do Trânsito, que começou no dia 18 a se encerra hoje, dia 25 de setembro, quando se comemora o Dina Nacional do Trânsito.
Segundo ele, os maiores causadores de acidentes, de forma geral, são o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante, que tem sido diminuída graças à Lei Seca. Mas, na área urbana, onde ocorre a atuação da BM, a desatenção do condutor, somada ao aumento de fluxo por conta do turismo, sobretudo aos finais de semana, também são fatores que contribuem para elevar as estatísticas de acidentes. Conforme levantamento feito pela BM, desde o início do ano até setembro foram registrados 190 acidentes em vias urbanas de Nova Petrópolis, onde a fiscalização cabe aos policiais militares. “É um número bastante elevado. Se os condutores tivessem mais cuidado no trânsito, se evitaria bastante acidentes”, acredita, o tenente Gava, que deu orientações para um trânsito mais seguro. Confira algumas:
– Rótulas: quem trafega pela rótula deve estar atento, pois a preferência não é de quem se desloca pela avenida, mas de quem chega primeiro à rótula. “Os dois precisam se aproximar com cautela e quem estiver primeiro transitando na rótula teria a preferência”, diz.
– Na avenida: ele orienta que quando o pedestre for atravessar, fique atento para os veículos das duas faixas (que transitam em fila dupla), já que aquele que está mais à esquerda pode não enxergá-lo. Para os condutores, às vezes é mais indicado que não faça a gentileza de deixar os pedestres atravessarem quando notarem que o veículo ao lado não irá parar.
– Na sinaleira: em geral, os condutores param quando pedestres estão atravessando na faixa de segurança, sobretudo aqui, na Região das Hortênsias. Porém, quando há semáforos, o pedestre também deve respeitar os sinais, pois fez o condutor perder um tempo além daquele que já teve que esperar até que o sinal abrisse.
– Ciclistas: assim como os veículos, quem esteja andando de bicicleta deve respeitar as regras de trânsito, como parar na sinaleira fechada, andar no mesmo sentido do fluxo dos carros. Já para os skatistas, a orientação é que utilizem a pista de skate, apropriada para a prática, que foi construída próxima à sede da BM.