No dia 05 de setembro, às 19h, a Rua Coberta de Nova Petrópolis será palco de um evento especial: a apresentação do Coral de Crianças Wototo, ligado à igreja do mesmo nome, vindo da África. O grupo é formado por crianças que perderam os pais em guerras ou em decorrência da Aids.
Fundado em 1994, o Ministério de Crianças Wototo consiste em um programa internacional de cuidados holísticos iniciado em resposta ao grande número de crianças e mulheres órfãs e vulneráveis em Uganda. O modelo envolve amparo médico, inclusive com tratamento contra a AIDS; educação formal e técnica; aconselhamento e bem-estar emocional e ensinamentos morais e espirituais.
O grupo com 18 crianças e 10 adultos viaja pelo mundo se apresentando e já passaram por locais como a Casa Branca, nos EUA, e no Jubileu de Diamante da Rainha, no Reino Unido.
Segundo o pastor da Assembleia de Deus em Nova Petrópolis, Rudi Mekelburg, que está intermediando o espetáculo, o grupo fará apenas uma apresentação e irá pernoitar em Caxias do Sul. Ele ainda explica que durante o evento o coral irá divulgar mais o seu trabalho.
Além da igreja, o evento tem o apoio da prefeitura. Está sendo estudada a possibilidade de uma apresentação folclórica antes da do grupo estrangeiro, a fim de haja intercâmbio de cultura entre as comunidades. “Não é só um trabalho religioso, mas cultural também”, diz o pastor.