Morre Enio Spier, ex-diretor da Facenp/Frederico

Enio Spier 02Vítima de um câncer, contra o qual lutava havia 18 anos, faleceu na madrugada de ontem, 02, o professor Enio Spier. O sepultamento ocorreu à tarde, no Cemitério Parque Vale da Esperança, em Nova Petrópolis.

Enio Spier atuou junto ao Colégio Cenecista Frederico Michaelsen por 32 anos e oito meses, sendo 16 anos na direção da escola – apenas como diretor ou concomitantemente como professor. Foi durante sua gestão como diretor que houve a instalação da Faculdade Cenecista de Nova Petrópolis (Facenp), inaugurada em 1º de março de 2004. Spier conduziu ambas as instituições de ensino até agosto de 2007, quando se afastou.

O diretor da Facenp/Frederico, Jorge Gerson Silva da Silva, considerou o falecimento de Enio Spier uma grande perda para Nova Petrópolis. “Não só como diretor de escola ou co-fundador da Facenp. Ele foi um homem muito dedicado à comunidade. Uma pessoa que realiza o próximo é uma pessoa iluminada. Acredito que Ênio foi essa pessoa”.

No ano passado, por ocasião da passagem dos 10 anos da Facenp, Enio Spier foi homenageado pela faculdade que ajudou a fundar e a conduziu nos seus primeiros anos – já em função da doença, não pôde se fazer presente na solenidade, sendo representado pelo filho Rodrigo.

No começo deste ano, na companhia do diretor Jorge, Enio Spier concedeu entrevista à rádio Inova, na qual falou sobre a instalação da Facenp e sua trajetória no Colégio Frederico. Acompanhe parte da entrevista, em vídeo: