Começou segunda-feira, 28 de agosto, e foi praticamente finalizada nesta terça-feira a retirada dos restos de vegetação que cobriam, por décadas, o Portal Verde da Imigração Alemã e davam sentindo ao nome do monumento localizado na Praça das Flores, às margens da Avenida 15 de Novembro. Sem vida, em função do corte indevido das raízes da trepadeira herda, a vegetação já estava acizentada, e a Prefeitura não teve outra alternativa a não ser retirar o que restou da vegetação, revelando o concreto e as características originais do portal, que, sem o verde da planta, voltará a se chamar Portal da Imigração Alemã.
O corte não autorizado ocorreu durante o processo de revitalização da Praça das Flores. Conforme a Prefeitura, em março deste ano, foi aberta uma sindicância com o objetivo de esclarecer o incidente que acabou matando a planta.
A Administração Municipal contratou a empresa Pinturas Simon para realizar a limpeza do portal, restaurar as partes danificadas e pintar o monumento, com o intuito de recuperar as características originais do atrativo turístico. O custo inicial é de R$ 7.800,00. Além disso, após a conclusão da reforma, a Administração Municipal pretende ornamentar o portal com luzes, com o objetivo de realçar suas caraterísticas originais.