Durante o 30º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, que aconteceu na noite de sábado, 8 de abril, na Associação Cultural e Esportiva Lyra, na localidade de São José do Caí, o secretário-adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, anunciou os grupos de dança que estarão no 45º Festival Internacional de Folclore. Ele destacou que a seleção de grupos visitantes neste ano é recorde, com seis grupos gaúchos, nove nacionais e nove internacionais. De Nova Petrópolis, serão 21 neste ano. No total, serão 45 grupos de dança.
Do Rio Grande do Sul, serão seis grupos, dois de Caxias do Sul, dois de Porto Alegre, um de Antônio Prado e um de Caçapava do Sul. Do Brasil, serão nove grupos, um da Bahia, um do Espírito Santo, um da Paraíba, um do Pará, um do Rio de Janeiro, um de Santa Catarina, um do Mato Grosso, um do Rio Grande do Norte e um do Ceará. Serão nove grupos internacionais, um da Alemanha, dois da Argentina, um da Polônia, um do México, um da Colômbia, um do Paraguai, um do Peru e um do Chile. “A Argentina é o único país dos internacionais que terá dois grupos, porque foram muitas inscrições”, ressaltou Paulo.
Segundo o secretário-adjunto, os critérios para a escolha dos grupos de dança serão sempre a novidade. “Vamos sempre optar por grupos que não estiveram aqui. Não quer dizer que os grupos que já vieram não podem voltar, mas será um pouquinho mais difícil”, completou.