Na segunda-feira, 20 de março, aconteceu a licitação para concessão do Parque Aldeia do Imigrante. Ninguém apareceu, o processo restou deserto e a Prefeitura reavalia o edital para lançá-lo novamente. Mas antes de ocorrer a licitação, lá em 16 de fevereiro, o presidente do Legislativo, Rodrigo Santos, fez pedido de informações questionando dados que não estavam bem claros no edital, sendo que alguns implicaram para que houvesse a prorrogação da data da licitação. Assim como a licitação, frustração também na resposta da Prefeitura, que só chegou ontem, quarta-feira, 22, depois de já ter passado a primeira tentativa do processo. Mesmo assim, Rodrigo considera que o retorno do Executivo esclarece algumas questões. Na opinião do vereador, o edital está amarrado, com muita burocracia, o que acaba assustando as empresas que se interessam.
Um dos pontos questionado pelo vereador foi saber se tinham acontecido visitas de empresas ao parque, com o devido atestado de visita. Na resposta, a confirmação de que duas empresas oficialmente visitaram o atrativo e receberam o atestado. Outras demonstraram interesse, através de solicitação de informações e visitas à Prefeitura.
Saiba mais em:
Rodrigo afirma que está buscando informações com cidades que tenham parques com cobrança de ingresso para entender o funcionamento. Ele é a favor do desenvolvimento do parque, seja por meio de concessão ou não. Rodrigo acredita que pode dar certo através da cobrança de ingresso e uma melhor distribuição da arrecadação. Só que, para isso, seria necessário aumentar o valor da entrada e organizar o planejamento das ações de investimento. “Uma parte da arrecadação vai para o Fundo de Turismo, a outra vai para a vala comum da Prefeitura. Acho que o Fundo deveria ser mais parceiro”, avalia. Essa seria uma das formas de criar um “plano B”, mas o que a Prefeitura sinaliza é que a concessão continuará sendo a primeira opção. Na visão do presidente da Câmara, é possível que a segunda tentativa da licitação dê certo, se houver ajustes, que tornem o edital menos burocrático e atraia as empresas que já manifestaram interesse.