Para valorizar e estimular o trabalho das polícias no município, além de evidenciar a importância da ação dos órgãos de segurança perante a comunidade, o vereador João Paulo Viana (PSB) encaminhou projeto de resolução, na sessão de ontem, quinta-feira, 16 de março, para reconhecer os serviços prestados pelas Polícias Civil e Militar. A proposta é homenagear anualmente dois destaques, um de cada força policial. Ceará ainda sugere no texto do projeto que a honraria seja custeada pelo vereador proponente nos primeiros quatro anos.
O projeto de resolução prevê a “Honraria Policial Militar Destaque do Ano” e a “Honraria Policial Civil Destaque do Ano”. Anualmente, até o dia 30 de novembro, a chefia da Polícia Militar e a chefia da Polícia Civil encaminharão a indicação de três nomes à Câmara Municipal, que decidirá sobre um nome para cada polícia. De acordo com o projeto, a homenagem deverá ser realizada, preferencialmente, na última sessão ordinária do ano. Ceará coloca que as despesas decorrentes da honraria serão por conta do proponente nos primeiros quatro anos. Depois, serão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.
Diante de um cenário local de crescimento de delitos, Ceará acredita que é necessário evidenciar o trabalho dos órgãos de segurança na busca pelo combate à criminalidade. “A ideia é homenagear o serviço da pessoa. Se fosse para homenagear só a pessoa, faríamos uma sessão solene”, afirma. Ele ressalta que essa será, também, uma das formas de não deixar que Nova Petrópolis tenha uma progressão de aumento da criminalidade. A honraria será um estímulo para os homens e mulheres que fazem a segurança do município.