A Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva vai completar 23 anos, na segunda-feira, 27 de fevereiro. Para comemorar, a equipe preparou uma exposição para mostrar os danos causados aos livros. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de preservar o acervo de, aproximadamente, 20 mil exemplares de livros, mais periódicos, CDs, DVDs e todas as edições dos jornais locais. Na comemoração do aniversário, também será lançada a capa do projeto pioneiro no município “Escritores do Amanhã”, idealizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação. Outra novidade será a aquisição de mais de 100 novos livros.
Nestas mais de duas décadas, a biblioteca serviu de ponto de encontro entre os amantes da leitura e as obras escritas. Desde que ela foi criada até hoje, são 5.405 leitores cadastrados, entre ativos e inativos. Para a bibliotecária Susana Carrasco, mesmo com o “boom” da Internet nos últimos anos, o número de leitores não diminuiu, pelo menos não por aqui. Em janeiro, foram 440 empréstimos de livros de literatura, 342 empréstimos de livros de estudo e pesquisa, 14 empréstimos de periódicos e 95 empréstimos de gibis. O máximo de empréstimos em um dia foi de 60 obras, em janeiro. Susana destaca que o número é medido em empréstimos e não por obras, porque um livro, por exemplo, pode ser emprestado várias vezes durante um mês.
Mais de 100 obras novas
No aniversário, um novo acervo será apresentado, com obras adquiridas através do recolhimento das multas. A lista foi feita, inicialmente, com 150 obras, conforme conta Susana, sugeridas pelos leitores, dentro dos assuntos de autoajuda e romance, principalmente. “Vai ser a primeira vez que a gente vai reverter os valores arrecadados com as multas para aumentar o nosso acervo. Serão mais de 100 livros. Com este novo acervo, a biblioteca terá os 20 livros sugeridos por um site de referência às bibliotecas públicas. Até então, eram 14 obras”, aborda o secretário-adjunto da Educação, Paulo Cesar Soares.