Praça das Flores vira canteiro de obras para revitalização do espaço

Foto: Alessandro Wedig | Monumento à Bíblia foi deslocado para construção de espaço que vai abrigar as casinhas

Os turistas continuam chegando. O passeio tradicional aos sábados e domingos também continuam. Só que há alguns percalços nos caminhos da Praça das Flores. Ela está recebendo uma revitalização e a poeira, a calçada interrompida, o maquinário e o barulho são inevitáveis. Apesar de saberem que depois de concluída a obra, o atrativo turístico estará remodelado, muitos reclamam sobre o momento em que a revitalização está acontecendo. A Administração Municipal esclarece que as obras ocorrem neste período por necessidade de obediência a prazos estabelecidos por órgãos federais. “O poder público lamenta o transtorno causado e reitera que se as obras não iniciassem no período determinado o município teria que devolver recursos”, afirma a Prefeitura.

A Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação esclarece que a obra de revitalização teve contrato assinado em 20 de outubro de 2016. Para o início efetivo das obras, o poder público teve que aguardar o término do período eleitoral e a liberação de início da obra pela Caixa Econômica Federal, fato que ocorreu em 4 de novembro de 2016. Nesta data, a Secretaria de Planejamento recebeu a informação que as obras deveriam iniciar e ter medição de 2% de obra executadas até o dia 25 de novembro, sob risco de perder verbas. A ordem de serviço para início das obras foi emitida em 9 de novembro de 2016 e a empresa contratada, Nakatomi do Brasil, executou a meta estabelecida e os recursos foram garantidos. “Portanto, a obra de revitalização da Praça das Flores nesta época do ano não foi opção da Prefeitura, mas uma imposição de prazos do convênio estabelecido com o Ministério do Turismo”, ressalta o Executivo.

Monumento da Bíblia

Uma das modificações mexe no local do Monumento da Bíblia, que ficará entre a Casa do Artesão e o bebedouro. A escolha foi definida após reunião do prefeito, Regis Luiz Hahn, e equipe ecumênica do município. “O local é tranquilo e rodeado de árvores, que proporcionam sombra para aqueles que irão contemplar o Monumento da Bíblia. Será realizado um trabalho de ajardinamento no espaço para promover acolhimento e embelezar o cenário”, declara o prefeito.