Renato Krauspenhar cultiva diversos produtos em sua propriedade, na Linha Araripe. Mas há cerca de três meses ele plantou umas sementes, de origem chilena, que cresceram mais do que o normal. Ainda estão no pé três morangas de saltar os olhos pelo tamanho. Mas uma, em especial, até assustou Renato. Ele não pesou ainda, mas acredita que a moranga maior tem cerca de 80 kg.
Mas a safra tem outros exemplares de menor tamanho. A única que já foi colhida está exposta na Fruteira Krauspenhar, com cerca de 50 kg. Outras duas ainda estão no pé, assim como a moranga gigante. Em 2014, ele já ganhou destaque com um pé de aipim, pesando 38 kg.
O produtor diz que comprou as sementes em Canela, por apenas R$ 1,00. Há 35 anos, ele tem a fruteira e é a primeira vez que vê nascer em suas terras morangas deste tamanho. Ele até faz foto, comparando o tamanho de uma moranga de 4,5 kg com a moranga gigante. Renato pensa em expor a atração na Festa do Figo, que acontece em fevereiro. Mas há a possibilidade de ela crescer ainda mais, pois ainda não está pronta para ser colhida.
O adubo que o produtor utiliza é esterco de frango e ureia. E precisa de um balde de água por noite.