Não adianta ter sinalização, se os motoristas não respeitam o sinal vermelho e o limite de velocidade permitido, no trecho do km 177, na obra de recuperação da BR-116, entre Nova Petrópolis e Vila Cristina. Na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, motoqueiros foram flagrados ultrapassando… a fila de carros, mesmo com o sinal vermelho, tentando parar nas brechas entre os veículos, enquanto no sentido inverso o fluxo seguia.
A sinaleira, que organiza a passagem de veículos no sentido da via que está liberado para trânsito, está com tempos de dois minutos. Porém, nem todos os usuários respeitam a cor vermelha. Alguns ultrapassam mesmo com o sinal fechado, arriscando-se a colidir com o veículo que tem a passagem liberada, no sentido contrário.
Limite de velocidade da via
O trecho que compreende a ruptura na pista, entre o distrito de Vila Cristina e Nova Petrópolis, no km 177, tem como velocidade máxima 60 km/h. Mas onde ocorreu a rachadura o motorista deve ter atenção redobrada, pois a sinalização indica o limite de 40 km/h, em função das obras na pista e por haver muitos trabalhadores no local.
Ainda não ocorreu nenhum acidente no trecho, mas é preciso respeitar a sinalização, principalmente o tempo da sinaleira e a velocidade máxima da via.